Os efeitos da falta de manutenção e limpeza de caixa de gordura são conhecidos: entupimento dos canos, mau cheiro, escoamento lento da água da pia e invasão de baratas. E se esses problemas já causam transtorno aos moradores de uma casa, imagine então num condomínio com dezenas de apartamentos e uma centena de moradores. O ideal é que a limpeza de caixa de gordura seja realizada a cada três meses. No entanto, esse prazo é uma média, já que há prédios com caixa de gordura com maior ou menor capacidade de reservar os resíduos.
Para que o condomínio esteja sempre em dia com a limpeza da caixa de gordura, o síndico pode elaborar um calendário, com a previsão dos meses em que deve acontecer a limpeza. Não é necessário que o síndico aprove a limpeza em assembleia, podendo ele mesmo estabelecer a data com a empresa responsável pela limpeza de caixa de gordura. Também não é necessário aviso prévio aos condôminos, já que o procedimento não afeta a rotina do prédio.
O primeiro ponto a ser considerado é quanto à contratação de uma empresa especializada para realizar o serviço. É importante contar com a ajuda de um profissional especializado ao invés de tentar realizar o trabalho com profissionais que não têm o completo conhecimento sobre o problema. Lembre-se: o procedimento de limpeza de caixa de gordura é fundamental, pois impede que óleo e gordura vegetal se acumulem no subsolo e resultem em entupimentos, mau cheiro, escoamento lento e transbordamento de água.
A limpeza da caixa de gordura é feita com equipamentos apropriados de sucção, operados por profissionais capacitados e com todo o cuidado para que a caixa de gordura e a tubulação não sejam danificadas. Os resíduos são coletados, as placas de gordura retiradas e descartadas, deixando assim a caixa de gordura livre para receber mais resíduos e impedindo assim que a rede de esgoto do local fique entupida. Empresas como a Ambiental BR utilizam equipamentos com bombas de alta pressão para desobstruir, retirar e armazenar toda a sujeira da caixa de gordura.
Muitos maus hábitos dentro do apartamento podem prejudicar o bom funcionamento de uma caixa de gordura e provocar um entupimento. O importante é evitar despejar restos de comida nos ralos ou alimentos junto com óleo. Esses materiais podem ser os grandes vilões das redes hidráulicas.
Síndico, prefira sempre uma empresa especializada, que já possui um histórico de sucesso com clientes anteriores e que realize o serviço o mais rápido possível, sem prejudicar o funcionamento do lugar. Consulte os técnicos da Ambiental BR, empresa especialista em limpeza de caixa de gordura e outros tipos desentupimento. Com tecnologia de ponta e profissionais com ampla experiência nesse segmento, a empresa trabalha com precisão e agilidade para solucionar qualquer problema em condomínios, residências, comércio e indústria. Atendemos a todo o Rio Grande do Sul.