A fossa séptica transborda quando alcança sua capacidade máxima de armazenamento de rejeitos da sua residência, condomínio, indústria ou comercio. A fossa séptica chegando ao seu limite ela deverá ter desde o início da sua instalação no mínimo 6 anos já de utilização (sendo ela instalada de acordo com a necessidade do projeto do local onde funcionara). Caso a fossa séptica não chegue a 6 anos mínimo sua fossa está mal dimensionada pelo projeto ou está recebendo cargas de resíduos como excesso de sabão, produtos de limpeza, gordura de cozinha e assim prejudicando o sistema biológico da fossa séptica do qual não consegue exercer sua funcionalidade. Por exemplo o biológico tem a função de reduzir os rejeitos fisiológicos gerado pelo sistema sanitário, um exemplo aproximado 1 pessoa utiliza o banheiro 10 vezes o sistema biológico reduz isso em média como se uma pessoa utilizasse apenas 1 vez.
É importante observar a funcionalidade biológica de sua fossa séptica pois se não for exercida a função correta pode ocorrer o seguinte:
-Transbordamento de esgoto
-Entupimentos
-Mau odor (mau cheiro)
-Infiltração no solo de material séptico
-Vazamentos em subsolos
-Infiltração em poço de elevador
-Fuga de esgoto pela rede pluvial
-Mau cheiro nas caixas pluviais
-Mau cheiro nos ralos de banheiros
-Caixas de passagem transbordando
-Mau cheiro no ambiente
Caso não esteja ocorrendo conforme descrito acima você deverá chamar uma empresa especializada na área de desentupimento e limpeza de fossa que deverá solicitar um técnico para avaliação no local do problema e tomar as medidas necessárias para resolver a causa ou causas do problema. É sempre importante chamar uma empresa especializada que fique no seu bairro ou zona, e que esteja situada em sua cidade para que se houver algum atendimento pela empresa de garantia ela poderá caso haja necessidade de retornar o problema ela estará próxima e poderá resolver o problema com rapidez e eficiência.
A empresa de desentupimento ou limpa fossa deverá ter obrigatoriamente CNPJ, alvará municipal, licenciamento ambiental, contrato com empresa para destinação dos dejetos succionados e transportados a ETE (estação de tratamento de efluentes) licenciada e assim obter a MTR (manifesto de transporte de resíduo) para comprovação do devido transporte e descarte, a MTR ela é feita em 3 vias, uma via para o gerador outra via para o transportador e uma via fica na ETE (estação de tratamento de efluentes).
A via do gerador é importante vir anexo a nota fiscal do prestador de serviço caso haja uma fiscalização do órgão estadual ou municipal você tem a comprovação do descarte correto de seu resíduo e estará sendo responsável com o meio ambiente e a saúde social.
Os equipamentos utilizados são sistemas de bombas auto vácuo instalados sobre chassis de caminhões ou semi reboques. O sistema auto vácuo realiza a sucção dos dejetos líquidos e sólidos encontrados nas fossas sépticas, caixa de passagem, caixas de gordura, caixa separadora, tubulação de esgoto, entre outros.
Uma empresa de desentupimento, limpeza de fossa e transporte de resíduos classe I e II licenciada e que possui equipamentos próprio e equipes técnicas qualificados com cursos MOPP (movimentação de produtos perigosos), PCMSO (Programa de controle medico de saúde ocupacional) e PPRA (Programa de Pré-requisito Operacional) é a empresa Ambiental BR.