Pragas urbanas se caracterizam pela proliferação desordenada e pela convivência nas cidades com os seres humanos. Conhecer suas características e saber como preveni-las é essencial para evitar contaminações e prevenir muitos males. Mas você sabe quais doenças podem ser evitadas com um controle de pragas e quais os seus vetores? Para te ajudar a se prevenir e a cuidar da sua saúde, listamos algumas das doenças causadas pelas pragas urbanas mais comuns.
Das mais de duas mil espécies de formigas encontradas no Brasil, cerca de 30 são consideradas pragas urbanas. Esses insetos podem transmitir doenças patogênicas (que causam a infecção hospitalar), amebíase, giardíase, além de transportar protozoários, vírus, bactérias e fungos.
Além de nojentas, baratas são agentes transmissores de doenças causadas por bactérias, como a furunculose, lepra, tuberculose, poliomielite e diarreia. Esses agentes patogênicos são carregados em seus corpos, patas e fezes e depositados nos locais onde ela passa.
Os ratos urbanos, aqueles que vivem pelos telhados, ruas e esgotos das cidades, podem transmitir direta e indiretamente sérias doenças aos seres humanos. Dentre elas estão a peste negra e a peste bubônica, além da salmonelose, leptospirose, tifo, hantavirose, amebíase, entre outras.
Os pombos são causadores de doenças que podem afetar a saúde dos seres humanos. Além da contaminação do ambiente por fungos e bactérias. Atenção: o método de controle de pragas como o pombo é diferenciado, pois não podem ser eliminados e sim expurgados.
Os carrapatos são animais que necessitam do sangue de vertebrados para se alimentarem. A doença de Lyme é transmitida por um carrapato da espécie Amblyoma cajennense. Ela pode causar fadiga, dor de cabeça, rigidez do pescoço, febre, dores musculares e nas articulações e às vezes uma erupção vermelha que se parece com um olho de boi. Os lugares escolhidos são axilas, couro cabeludo e região da virilha.
Existem atualmente mais de 40 mil espécies diferentes de aranhas, e estas por sua vez são divididas em dois grupos: as peçonhentas e as não venenosas. As peçonhentas são as aranhas que causam doenças, como lesões necrosantes, dermatites, anemias e choques anafiláticos.
Produtos químicos têm sua eficácia no controle de pragas, mas alguns podem ser nocivos ao meio ambiente e também para as pessoas, se não aplicados da forma correta. A Ambiental BR é uma empresa dedetizadora que realiza controle de pragas seguindo todas as normas técnicas vigentes.
Nossa meta é realizar um serviço eficiente e sustentável, tendo o equilíbrio do meio ambiente e a satisfação do cliente como principais objetivos. Dispomos de equipamentos avançados e profissionais experientes, que traçam a melhor estratégia para de controle de pragas urbanas cada situação. Oferecemos orçamento completamente gratuito e atendimento a qualquer hora ou dia da semana. Agende uma avaliação.